top of page
  • Foto do escritorPatricia Tavares

A psicologia e o comportamento humano


Desde a minha graduação em psicologia, eu ouço muitas pessoas falarem que optaram pelo curso porque tinham o interesse de se conhecerem melhor, ou buscavam entender determinados comportamentos que tinham, entre outras coisas. Eu penso ser equivocado esta visão da área, de escolha da área, porque estudamos muitas disciplinas sérias para tratar do outro, não de si mesmo; para tratar de si mesmo, até o profissional da psicologia precisa de outro profissional, necessita de um psicólogo, e venho ouvindo até hoje pessoas que relatam que possuem um determinado desequilíbrio e por isso pensam em fazer psicologia em função disso. Gente, por favor, vão se cuidar muito primeiro, fazer terapia, etc. E vejam se realmente vocês têm alguma aptidão para a área, é uma área muito séria, difícil, ainda com pouco reconhecimento e é um trabalho de dedicação ao outro.


Mas existe uma interessante particularidade de quem estuda por anos a psicologia, como eu, que estudo até hoje... o profissional de psicologia se aprofunda e se aperfeiçoa na interpretação e análise das palavras, da linguagem, da fala. Ele entra totalmente em contato com a filosofia, antropologia, etc, e isso contribui muito para interpretação de comportamento dos outros. Os profissionais fazem isso de forma automática, até em ambientes pessoais, eu fico até um pouco enjoada com quem interpreta e analisa o tempo todo, no início, quando me formei fazia isso, mas comecei a ver que não queria isso, fui aos poucos separando o consultório da minha vida privada. Contudo se tem um "poder" que a psicologia oferece aos profissionais é a análise e interpretação aguçada do comportamento dos outros, então é muito bom não subestimar a interpretação e análise de alguém que tem formação e estuda tanto as disciplinas que envolvem o comportamento. E quanto mais um profissional exerce a área, mais ele terá esta capacidade estendida.


A pessoa pode até não te dizer alguma coisa de forma clara, mas certamente um profissional da psicologia entenderá muito bem onde essa pessoas quer chegar com determinada fala ou atitude, portanto não precisa ficar se escondendo através de determinadas palavras ou ocultando algumas, até porque o psicólogo estará entendendo tudo.


Imagina que o profissional da psicologia, mesmo sem estar no seu setting, ele lida com metáforas, análises, interpretações, filosofia, mitologia, há muitos anos, no meu caso há 21 anos, é muita coisa para qualquer "ato falho", subterfúgios linguísticos passarem despercebidos, claro que às vezes passa, mas não subestime, existe realmente um certo "poder" no conhecimento, e não é só da psicologia, de qualquer um...


Cada área tem o seu conhecimento específico que facilita uma visão maior em determinada direção, no caso da psicologia se trata do comportamento humano, que no geral já tem determinados aspectos de muitas obviedades, mesmo para quem não é profissional, é só ter um pouco mais de atenção.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page